sábado, 21 de novembro de 2009

Igualdade? Claro que sim!


Igualdade!

Nove letrinhas que, juntas, têm tanto significado! Não se trata de tolerância, de medíocre aceitação, mas sim de IGUALDADE! Essa palavra maior, cuja força atravessou séculos de injustiças sociais e que ainda nos chega hoje como uma miragem, um desespero, um sonho...
Quem disse que não somos todos iguais? Quem disse que uns têm direito a ter direitos e outros têm direito a remeter-se ao silêncio? Quem disse, quem?
Ninguém que eu conheça, ninguém que eu queira conhecer...
A Liberdade é uma conquista moderna, tal como a Igualdade! Juntas são a própria Vida! São um hino de Revolta, de Loucura, de Desejo de se ser Ouvido, de se ser Respeitado...
RESPEITO! Outra bonita e complexa palavra... Mas nada que não esteja ao nosso alcance!
"Todas as pessoas nascem livres e iguais em dignidade e direitos",
Artigo I da Declaração Universal de Direitos Humanos.
"Os direitos humanos aplicam-se da mesma forma a todos os seres humanos, independentemente da sua orientação sexual ou identidade de género",
ONU
Estamos a caminhar com dignidade, liberdade e igualdade, depois de um trabalho árduo de séculos. Finalmente, o ser humano parece estar a aceitar-se a si mesmo na sua plenitude, sem fugir às diferenças individuais de todos nós.
Já se sabe que a discriminação não é solução. Por isso não voltemos à barbárie do costume, entre opressores e oprimidos. Encerremos esse capítulo negro e comecemos um novo... Um capítulo em que sejamos todos Iguais em direitos e responsabilidades! Um capítulo em que a Liberdade seja o valor mais alto!
Sejamos humanos.

4 comentários:

Sofia Cruz disse...

Simplesmente Fantastico!
Tem a tua marca...o teu dedo!
A Igualdade é de todos tal como a Liberdade nao é tua nem minha...é nossa!

Sabes tao bem q luto pelos mesmos ideais q tu mas apenas nao tenho dedo para a escrita como tu tens =)

Um enorme Beijo da tua companheira de Luta! Sofia*

Sara Freixo disse...

eu sou apenas mais uma que se junta a vocÊs duas nesta luta. Coma certeza de que há milhares como nós!

Nuno Maciel disse...

Pois é, é lamentável que haja pessoas que olhem o mundo apenas com os seus olhos, sem sequer pensar nas outras pessoas ou no que elas possam sentir..
Num mundo perfeito, quem sebe um dia, haverá essa consciência das pessoas de que apesar de aparentemente sermos diferentes por fora, somos bastante iguais por dentro e que temos a mesma história/passado e possivelmente o mesmo futuro...

Tenho dito! :b
Beijinho minha querida Patrícia. :)

Fábio Silva disse...

É engraçado.Estava a saltar de blog em blog, e por acaso, descobri o teu. O tema do teu ultimo texto coincide com o tema do meu ultimo texto.
A Igualdade é um valor que ainda estamos longe de vir a conquistar. Mas se todos partilhássemos esse teu espírito, essa tua vontade de mudar, então seria muito mais fácil!